top of page
Foto do escritorThiago Rosa

Bethesda plagia aventura de D&D

Atualizado: 20 de jun. de 2019


No dia 7 de maio, fãs de Elder Scrolls receberam a grata surpresa de uma aventura inédita para D&D 5e lançada pela própria Bethesda, ambientada no universo da franquia. Elsweyr é uma aventura em três partes: introdução, lutas e enigmas, confronto climático com um dragão. Infelizmente, ela é uma cópia descarada de uma aventura oficial da Wizards of the Coast.


Elder Scrolls


Você muito provavelmente já sabe disso, mas Elder Scrolls é um longeva franquia de RPGs eletrônicos. Iniciada em 1994 com Elder Scrolls: Arena, a franquia evoluiu conquistando fãs e prêmios. Esse sucesso foi coroado com Skyrim, quinto jogo da franquia principal, que já foi lançado tantas vezes diferentes que provavelmente tem uma versão que roda no seu microondas.


Elsweyr x A Black Road


Quando a Bethesda publicou sobre a aventura em sua página do Facebook, vários fãs de D&D comentaram as similaridades com a aventura A Black Road, da Adventurer’s League. Entre esses fãs estava Paige Leitman, uma das autoras da aventura. Ela escreveu um longo post no Facebook detalhando os plágios. O post foi removido, mas trechos dele foram reproduzidos em diversos canais de imprensa.


O plágio


Percebam como Elsweyr já começa copiando na introdução. O mais curioso é apresentar a duração em minutos de cada parte — embora isso seja costumeiro para aventuras da Adventurer’s League, não é o caso de Elsweyr. Provavelmente foi esse trecho que começou as suspeitas.


This adventure has three parts; an introduction, some fights and puzzles along the way, and a big fight against a dragon. (…) Part 1. 15 minutes Part 2. 90–120 minutes Part 3. 5 minutes - Elsweyr

Compare com…

The adventure has three parts; an introduction, various encounters on the road, and a conclusion. See the DM Appendix: Adventure Flowchart for an overview. Part 1. 15 minutes Part 2. 90–120 minutes Part 3. 5 minutes - The Black Road

São muitos outros exemplos de texto copiado. Em alguns casos, palavras são trocadas por sinônimos (que às vezes nem se encaixam bem) para disfarçar o plágio. Acontece muitas vezes e seguindo o mesmo padrão, o que torna extremamente improvável (se não impossível) que seja apenas coincidência.


A reação


Quando a comoção nas redes sociais aumentou, a Bethesda removeu a aventura do Facebook. Ela ainda está disponível no link do Dropbox oferecido inicialmente. A empresa afirmou estar investigando o caso internamente.

Paige Leitman também não está mais se pronunciando sobre o caso.


Saiba mais


  • Para mais detalhes e exemplos do plágio (em inglês), leia o artigo completo na Ars Technica, nossa fonte principal.

  • Para outro artigo cobrindo o caso (em inglês), confira o Kotaku.

  • Para a cobertura de um ponto de vista da comunidade de RPG (em inglês), visite a EN World.

  • Para uma discussão sobre o assunto (em inglês), confira o fórum do Resetera.

  • Para comprar a aventura A Black Road, visite a DM’s Guild.

  • Ou você pode ver nosso Leandro Pug jogando Skyrim no YouTube.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page