top of page
  • Foto do escritorMestre Pug

Como fazer o Design de Encontros para suas Mesas de RPG

Hoje trago uma matéria traduzida do site https://therpgacademy.com/ com o nome original de Encounter Design by ThatOneGM. Nesse artigo iremos ver algumas dicas para deixar os encontros da sua aventura ou campanha de RPG ainda mais interessantes. Excelente artigo para quem quer começar a aprender a jogar RPG, principalmente se você pretender ser o mestre da sua mesa.


Caso gostaria de apoiar o blog, pode mandar PIX para leandropug@gmail.com ou fazer compras pelo nosso link afiliados na Amazon.

 

Olá alunos. Nesta semana, o novo membro do corpo docente, Andrew Young (@ThatOneGM, o cara com as vozes em Lawful and Orderly), nos traz um artigo sobre design de encontros. Aproveitem!


O design de encontros é talvez um dos aspectos mais importantes de ser um mestre de jogo, seja você preparado com antecedência ou crie na hora. O design de encontros inclui encontros de combate, sociais e ambientais, e vou abordar cada um desses tipos de encontros e oferecer alguns conselhos para projetar encontros envolventes.

Combate

Encontros de combate são talvez o tipo de encontro mais simples de se projetar, mas também são um dos mais importantes. Muitos jogos giram em torno de encontros de combate, e os jogadores esperarão que eles sejam envolventes. Aqui estão três dicas para projetar encontros de combate.

  1. Evite encontros aleatórios. Encontros inesperados pelos jogadores são aceitáveis, mas até mesmo encontros de combate inesperados devem ainda apoiar a história. Cada combate deve progredir a história de alguma forma, por menor que seja. Encontros de combate deliberados que fluem com a história ajudarão a dar coesão à sua sessão de jogo.

  2. Use grupos mistos de combatentes. Na maioria dos casos, encontros de combate podem ser muito mais dinâmicos usando vários tipos diferentes de inimigos. Use inimigos de diferentes níveis de poder e complexidade para dar aos jogadores espaço adicional para estratégias. O uso de combatentes mistos também torna os encontros mais distintos. Mesmo quando um encontro inclui um inimigo especialmente poderoso, incluir alguns inimigos muito fracos pode impedir que o encontro seja muito direto.

  3. Dê a todos algo para fazer. Um encontro em que os combatentes usam os mesmos movimentos repetidamente é improvável que seja muito envolvente. PCs quase sempre têm uma série de habilidades interessantes para usar. Tente garantir que essas habilidades sejam viáveis o máximo possível. Personagens com menos mecânica (incluindo inimigos) podem ser dados opções extras por meio de ambientes interativos. Girar uma válvula de vapor para disparar rebites pressurizados contra um inimigo é mais envolvente do que usar a besta pela terceira vez seguida, (mesmo que os dois tenham resultados mecânicos semelhantes).

Social

Encontros sociais são difíceis de projetar porque, mesmo quando os jogos incluem mecânicas sociais, jogadores e GMs muitas vezes resolvem encontros sociais por meio de conversas em jogo de interpretação. Esses encontros podem ser especialmente difíceis para GMs que têm dificuldade em inventar coisas com rapidez. Aqui estão três dicas para projetar encontros sociais interessantes (e menos estressantes).

  1. Dê a cada NPC uma agenda. NPCs que querem algo fazem personagens muito mais tridimensionais do que aqueles que existem apenas como ferramentas para exposição. Evite grandes agendas sempre que possível. Mesmo alguém que queira "tornar-se rainha da terra" tem etapas mais simples em sua agenda em qualquer momento dado, como "encontrar chantagem em um nobre" ou "espalhar sutilmente a notícia da minha linhagem real". Se você sabe o que seu NPC quer, será mais fácil determinar como eles reagem.

  2. Concentre a conversa nos PCs. Pouco faz um encontro social menos envolvente para os jogadores do que assistir a dois ou mais NPCs conversando entre si sem envolver os PCs. Se dois NPCs precisam ter uma discussão, é melhor narrá-la (o capitão da guarda discute com o rei sobre a defesa das muralhas) do que interpretá-la sozinho. Tente evitar até mesmo narrar a discussão de NPC para NPC, fazendo com que os PCs sejam importantes para as conversas ou simplesmente fazendo com que os NPCs perguntem aos PCs o que eles acham do assunto.

  3. Saiba o que você quer que os jogadores aprendam. Ao contrário dos encontros de combate - onde o objetivo muitas vezes é para os PCs sobreviverem e derrotarem ou expulsarem os inimigos - os encontros sociais são frequentemente projetados para fornecer informações aos jogadores de uma forma envolvente. Se for esse o caso, você deve saber exatamente que informações deseja transmitir durante um encontro social e decidir se é ou não ok se os jogadores perderem essa informação. Se houver informações cruciais, considere dá-las a vários NPCs ou, pelo menos, tendo vários NPCs apontando na direção certa para que os jogadores acessem as informações de que precisam.

Ambiental

Encontros ambientais podem ser facilmente ignorados e, se forem incluídos, podem facilmente oscilar de muito simples a muito complexos. No entanto, com um design cuidadoso, esses encontros podem ser tão envolventes quanto os encontros de combate ou sociais. Aqui estão três dicas para projetar encontros ambientais envolventes.

  1. Use quebra-cabeças com cuidado. Quebra-cabeças podem fazer ótimos encontros ambientais, mas também podem se tornar bloqueios intransponíveis se os jogadores não conseguirem descobrir o truque. Se você pretende usar um quebra-cabeça como um encontro ambiental, verifique se ele pode ser abordado por vários ângulos. Você pode dar ao quebra-cabeça múltiplas soluções corretas, pode colocar dicas adicionais ao redor da área ou permitir que os PCs contornem o quebra-cabeça de alguma outra forma e sigam em frente, talvez dando-lhes a chance de voltar e resolvê-lo em um momento posterior.

  2. Não simplifique demais encontros não-puzzle. Se você apresentar aos seus jogadores um encontro ambiental que não é um quebra-cabeça, é importante garantir que ele ainda apresente um desafio complexo. Um encontro que pode ser superado com uma única ação mecânica simples (como uma verificação de habilidade) é provavelmente muito simples. Você pode usar uma série de mecânicas relacionadas para o encontro ou adicionar camadas de complexidade a uma única ação mecânica para que ela se destaque do uso médio.

  3. Faça o ambiente reativo. Ambientes estáticos não tornam encontros envolventes. Em um mundo com magia ou outros elementos fantásticos, o ambiente pode ser ativo e/ou consciente, opondo-se aos PCs sem ser vulnerável a táticas de combate. Mas mesmo ambientes normais podem ser reativos. As ações dos PCs podem mudar o ambiente, tornando as coisas mais difíceis ou simplesmente mudando a situação. Dessa forma, o encontro pode se desenvolver com base nas ações dos PCs, o que mantém os jogadores pensando ativamente em suas decisões.

Este não é um guia para construir o encontro perfeito, e essas dicas podem não funcionar para todos os GMs e grupos de jogadores. No entanto, manter esses pontos em mente ajudará você a desenvolver encontros que serão mais envolventes para você e seu grupo.

 

Espero que as dicas ajudem vocês em suas aventuras de RPG.


Um abraço e muito XP a todos.

5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Ana Elisa Muçouçah
Ana Elisa Muçouçah
Mar 23, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Amei as dicas. Sempre é muito show ver você montando encontros, a experiencia de jogar também

Like
Mestre Pug
Mestre Pug
Mar 23, 2023
Replying to

Obrigado. Quem sabe com sorte isso te anima a narrar pela primeira vez?

Like

Rodrigo Vieira
Rodrigo Vieira
Mar 23, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Agora escreve um artigo sobre como SOBREVIVER aos encontros... hhehehehehehe, abraço querido!

Like

Felipe R. Brasil
Felipe R. Brasil
Mar 16, 2023

Demais. Todas são dicas bem validas e relativamente fáceis de aplicar. Valeu pela matéria

Like
Mestre Pug
Mestre Pug
Mar 23, 2023
Replying to

Que bom que gostou! Se você criar algo baseado nessas dicas adoraria saber mais, manda ai nos comentários mesmo 😎

Like
bottom of page