A maioria das pessoas em sua infância acompanharam desenhos animados onde um grupo de crianças investiga fatos misteriosos em seu bairro ou cidade, e em muitas dessas crianças, havia o imaginário popular do seu bairro, as lendas que os adultos contavam para manter as crianças longe de alguns locais, nos quais elas não deviam ir, e nem sobre coisas que elas deviam saber. Mas muitos de nós somos Crianças Enxeridas e decidimos investigar essas lendas e viver grandes aventuras. Essa temática não está presa a apenas um grupo ou época, pois são vários desenhos animados que podemos citar ao longo dos últimos trinta ou quarenta anos, tais como Scooby-doo, Hilda, Gravity Falls e porque não Stranger Things?
Crianças Enxeridas é um minijogo de autoria de Raphael Lima do coletivo do Mundos Colidem desenvolvido para ser jogado com crianças, e nasceu das sessões de RPG no sábado a noite com a sua filha, Marianna, e com a proposta de abordar de forma simples a temática das referências acima, mas o jogo ganhou jogadores de todas as idades e locais, tanto que o mesmo já está disponível em inglês, francês, espanhol e italiano no Drive Thru RPG. A versão em português vocês podem encontrar no Dungeonist, acompanhado de uma ficha de jogador para download e a aventura A Lenda do Alma-de-gato.
SISTEMA
O Crianças Enxeridas (CE) usa um sistema de regras desenvolvidos pelo Raphael Lima, e que dá vida aos seus minijogos que vocês podem encontrar no Drive Thru RPG e no Dungeonist no modo Pague o Quanto Quiser. No CE o sistema funciona com o uso de dois dados de vinte lados (2d20), os jogadores podem escolher entre quatro arquétipos para os seus personagens: Esportista, Nerd, Líder e o Café com Leite. Cada personagem possui cinco atributos: Corpo, Mente, Carisma, Sobrevivência e Curiosidade, onde os jogadores devem distribuir vinte e cinco pontos, podendo ter cada atributo um valor máximo de catorze pontos. No CE o narrador não rola dados, os jogadores devem superar as dificuldade rolando o dado somando o resultado com o seu atributo, e superando a dificuldade fixa de quinze.
AUTOR
Crianças Enxeridas é de autoria de Raphael Lima membro do coletivo de RPGistas Mundos Colidem com sede na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, mas que contém membros ativos de todo o Brasil. Lima é historiador, cientista da religião e professor da rede pública de ensino do RN, e do município de Natal, desenvolve atividades com o uso do RPG como ferramenta pedagógica, por meio do projeto Lápis & Dados e a Biblioteca Lúdica, e com alguns relatos na sua coluna no Mundos Colidem, a Caixa do Lima, alguns artigos sobre o tema: “É possível usar o RPG em Sala de Aula? #Parte1” e “É possível usar o RPG em Sala de Aula? #Parte2”.
A SEGUNDA EDIÇÃO DO CRIANÇAS ENXERIDAS
A segunda edição do Crianças Enxeridas conterá o mesmo conteúdo de regras, mas com o acréscimo de um capítulo voltado para a explicação de O que é RPG? e um outro para orientar como narrar as suas histórias usando as regras do Crianças Enxeridas. Essa nova versão terá algumas novas ilustrações por Leander Moura e diagramação de Petras Furtado, ambos participantes da produção da primeira edição do Crianças Enxeridas. E vem com a proposta de ser um livro didático voltado para iniciantes e conterá uma média de 20 a 30 páginas. E para que esse livro se torne realidade o autor está fazendo uma Vakinha para custear as ilustrações e a diagramação do material.
Quer conhecer o Crianças Enxeridas? Baixe o Minijogo, a ficha de personagem e a aventura A Lenda do Alma-de-gato no DUNGEONIST ou no DTRPG.
Quer conhecer mais um pouco do Mundos Colidem? Clique aqui.
Conheça mais sobre o projeto nessa entrevista no Café com Dungeon.
Comments