top of page
Foto do escritorMestre Pug

Kobold Press anuncia Projeto Bandeira Negra para atualizar o sistema de Dungeons & Dragons

Antes de começarmos vamos conhecer um pouco da empresa Kobold Press.


A Kobold Press, fundada em 2006 por Wolfgang Baur como Open Design, vem criando muitos conteúdos de altíssima qualidade no mundo dos RPG de Mesa. A empresa ficou conhecida por seu modelo de financiamento coletivo "patronage", que permitia aos apoiadores exclusividade no acesso aos produtos lançados em PDF ou em edições limitadas impressas.


A primeira obra publicada pela Open Design foi Steam & Brass, um módulo de aventura com temática steampunk usando o sistema d20. A história se passava em Zobeck, uma cidade criada por Baur que se tornou um dos cenários mais populares de Midgard.


No ano seguinte, a Kobold Quarterly foi lançada, preenchendo a lacuna deixada pelo fim da publicação das revistas Dragon e Dungeon pela Paizo. Diferente dos projetos anteriores, a Kobold Quarterly estava disponível para o público em geral. A revista teve 23 edições, sendo a última publicada em outubro de 2012.


Em 2012, a Open Design passou a produzir livros sob o selo Kobold Press, e ao final do ano deixou de operar como Open Design, passando a publicar somente como Kobold Press. A empresa continuou a produzir guias de design de jogos e material para o cenário de Midgard, além de se aventurar no mundo do financiamento coletivo com a plataforma Kickstarter.


A Kobold Press foi contratada pela Wizards of the Coast em 2014 para criar duas aventuras para a linha Tyranny of Dragons de Dungeons & Dragons 5ª Edição: Hoard of the Dragon Queen e The Rise of Tiamat.


Recentemente, a Kobold Press entrou no meio de uma polêmica envolvendo a Wizards of the Coast e a licença Open Game License (OGL), desenvolvida para produtos de Dungeons & Dragons. A Kobold Press está entre os maiores produtores de conteúdo de terceiros para D&D 5ª Edição, e a possível mudança na OGL tem gerado incertezas no mercado. Em resposta, a Paizo anunciou planos para desenvolver a Open RPG Creative License (ORC), uma licença livre de sistemas e perpetua que será administrada por uma organização sem fins lucrativos. A Kobold Press está entre as editoras envolvidas no desenvolvimento do ORC. Enquanto isso, a Kobold Press tem trabalhado em seu próprio conjunto de regras de RPG, chamado Black Flag, que será "disponível, aberto e sem assinaturas".


Para explicar completamente sobre o projeto Black Flag, escolhi traduzir livremente o texto de explicação da propria Kobold Press. O texto original você acha em What is Project Black Flag?

 
Arte do projeto Black Flag da Kobold Press. Guerreiro com armadura pesada e elmo com chifres carregando uma bandeira preta em um terreno de batalha desértico
O levante da bandeira preta!

O que é o Projeto Black Flag ou Bandeira Negra?

Projeto Bandeira Negra é um nome código para uma série maior de esforços da Kobold Press para atualizar, simplificar e publicar um RPG de fantasia básico baseado no Dungeons & Dragons SRD 5.1 de 5E.


Isso inclui as novas regras básicas de fantasia lançadas e disponíveis para todos sob uma licença aberta, perpétua e irrevogável. Também inclui dois livros principais que serão lançados no Kickstarter em 2023. O Projeto Bandeira Negra mantém a compatibilidade básica com os produtos 5E que você já conhece e ama, mas com um toque da Kobold. Os novos livros visam abraçar o sistema 5E e expandi-lo.


Nosso objetivo é manter os produtos 5E vibrantes e disponíveis, tanto em formato impresso quanto nas plataformas de parceiros VTT. O Projeto Bandeira Negra é um passo para tornar isso uma realidade.


O que são as regras básicas de fantasia?

As regras básicas de fantasia serão um conjunto de regras básicas, como nosso próprio Documento de Referência do Sistema (SRD). É a base que a Kobold Press está estabelecendo para seu próprio benefício e como um presente para a comunidade de RPG.

Como já dissemos antes, o SRD 5.1 que a Wizards of the Coast lançou em Creative Commons está incompleto. Se a Kobold Press, você ou qualquer outra pessoa quiser publicar material de jogo baseado no SRD 5.1, é necessário fazer mais trabalho: criação de personagens, uma lista de subclasses mais completa, mais monstros e outras adições.

Então estamos fazendo esse trabalho e o chamando de regras básicas de fantasia.


Quando as regras básicas de fantasia estiverem completas, elas não serão o jogo de RPG que a Kobold Press produzirá como seu carro-chefe. Mas quando lançarmos esse jogo de RPG, ele usará as regras básicas de fantasia como uma base.


Você também pode usar as regras básicas de fantasia! Quando o fizer, coloque o logotipo das regras básicas de fantasia no produto onde as regras aparecem para que seus clientes saibam o que estão recebendo. Nós também incluiremos o logotipo em nossos produtos!


Por que publicar as regras básicas de fantasia?

Alguns perguntam, por que se preocupar em publicar regras básicas centradas em 5E? O SRD 5.1 está disponível em Creative Commons e pode ser reimpresso por qualquer pessoa. O que mais poderíamos querer ou precisar? Fico feliz que tenha perguntado.

O sistema de RPG de fantasia básica é construído sobre os ossos do 5E D&D, mas há três razões principais para ir além.

Arte de um troll para o projeto Black Flag da Kobold Press. É uma criatura monstruosa e verde com longas garras e musgo e plantas crescendo nas suas costas.
Troll da Kobol Press

1) Os livros principais da 5ª Edição estão desaparecendo. O Monster Manual, o Player’s Handbook e o Dungeon Master’s Guide de 5E não ficarão mais em impressão. Novos jogadores devem usar apenas livros de regras digitais de 5E (o que funciona para algumas pessoas) ou encontrar uma nova versão.


Queremos manter o espírito do tabletop vivo produzindo versões bonitas e convidativas dos livros principais para aqueles que preferem jogar frente a frente e para aqueles que não querem pagar uma assinatura mensal para jogar.

Queremos manter o 5E vibrante e forte no coração de uma comunidade de jogadores e editores. Seu investimento em 5E será apoiado pelo Projeto Bandeira Negra, pois é compatível com o jogo que você já conhece.


2) O SRD está incompleto. Qualquer pessoa que trabalha em publicação com o SRD sabe que ele é uma linha de base fantástica. Estamos nisso há 8 anos – começando antes mesmo do lançamento do 5E D&D!


No entanto, elementos-chave estão faltando no SRD. Por exemplo, o SRD inclui apenas 1 talento e 1 domínio clerical. Alguns monstros estão conspicuamente ausentes. A geração de personagens tem peculiaridades e falhas. A curva de poder das ferramentas de desafio e construção de encontros precisa de melhoria. Sem mencionar que é hora de colocar um pouco de fogo de dragão de volta no motor de combate.


A Kobold Press tem ajustado o 5E desde o trabalho de design do Tome of Beasts em 2015, então temos ideias para preencher as lacunas.


Essas ideias fornecem novas opções mecânicas divertidas, estranhezas deliciosas e sabor francamente notável que nunca viriam de uma empresa Fortune 500. Em vez disso, mantemos contato próximo com a comunidade com extensos testes de jogo para nossos livros para manter o estranho e arcano em nosso jogo de fantasia. E falando em comunidade...


3) A comunidade é crucial. O Projeto Bandeira Negra é o maior esforço de Design Aberto que a Kobold Press já tentou. A parte vital do Design Aberto sempre foi a comunidade. Nossa existência literalmente não é possível sem a comunidade: fãs, criadores de conteúdo, outros editores, os veteranos, as novas crianças livres e todos no meio. Estamos todos juntos nisso.


O design para o Projeto Bandeira Negra é liderado pela Designer de Jogos Sênior Celeste Conowitch e uma equipe confiável. Mas eles não trabalham sozinhos! Contamos com os fãs de tabletop que amam o D&D 5E para manter seu espírito e substância vivos muito além da torre de marfim de qualquer mago, parte da cultura que forjamos.


E quando estiver pronto, o Projeto Bandeira Negra permanecerá livre de qualquer empresa corporativa única - mesmo a nossa! - nos comuns e nas profundezas das masmorras.


Então o Projeto Bandeira Negra não é um novo jogo?

Em julho de 2022, a equipe da Kobold Press começou a trabalhar no Projeto Bandeira Negra. Em seguida, em janeiro de 2023, à medida que nossos maiores medos se tornavam realidade, a Kobold Press percebeu que a linha do tempo do Projeto Bandeira Negra precisava mudar. Rapidamente.

Em nossos anúncios iniciais, foi necessário que o Projeto Bandeira Negra fosse um novo sistema básico de RPG de fantasia. No entanto, assim que o SRD 5.1 foi lançado em Creative Commons, ficou subitamente claro que poderíamos construir sobre a mesma base que tantas pessoas já conhecem e amam. Como bônus, o Projeto Bandeira Negra pode simplificar a construção do jogo enquanto garante um futuro próspero para a 5ª Edição.

O que você quer dizer com "simplificar?"


Arte de um orc para o projeto Black Flag da Kobold Press. É uma criatura humanoide com armadura leve carregando um escudo com mãos decepadas presas nele e carregando um machado de batalha na outra mão em um grito de guerra.
Orc da Kobold Press

Estamos fazendo 5E, mas mudando o que precisa ser mudado. E estamos tentando fazer isso de uma maneira que mantenha os livros e jogos atuais de 5E úteis. Isso é o que queremos dizer quando dizemos as palavras místicas, "compatível com versões anteriores".

Vamos mudar as coisas. Quando o fizermos, incluiremos instruções claras para ajudá-lo a continuar usando os recursos existentes de 5E que podem não ser mais uma combinação perfeita. E, vamos tentar fazer isso de uma maneira que não faça os jogadores ou GMs quererem chorar de frustração. Em geral, a Kobold Press quer usar uma linguagem mais simples, reduzir a complexidade e organizar as informações de uma maneira mais amigável do que os livros principais de 5E fazem atualmente. Este estilo de apresentação usa exemplos e conselhos destacados para ajudar a integrar novos jogadores.


Aqui estão os principais objetivos de simplificação que estamos trabalhando:

  • Facilitar a leitura e compreensão das regras.

  • Fornecer ferramentas para reduzir a carga do GM (ferramentas de construção de encontros, ferramentas de exploração de encontros, ferramentas de encontros sociais e muito mais).

  • Reequilibrar uma série de elementos existentes (principalmente talentos).

  • Fornecer oportunidades para os jogadores tomarem decisões significativas em níveis mais altos.

  • Tornar a conjuração de magias mais legal.

  • Manter o combate interessante.

Espera... você disse dois livros principais?!


Sim! Um para GMs e outro para jogadores. É tradição. Podemos fazer um terceiro, um dia. Esses livros estarão disponíveis para apoiar nossa campanha no Kickstarter em maio de 2023.


 

Espero que tenham gostado!


Um abraço e muito XP a todes.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page