top of page
Foto do escritorMestre Pug

Qual a melhor maneira de começar uma campanha de RPG de Mesa?


Eu já iniciei muitas ( MUITAS ) campanhas de RPG de mesa nessa vida de narrador, e sempre tive alguns problemas ao escolher como começar a primeira aventura, onde os personagens normalmente ainda não se conhecem.


Claro, na dúvida a velha e boa taverna ( ou similar ) sempre funciona, uma briga aqui, um NPC misterioso aparecendo convocando cada um dos personagens e por ai vai. Apesar de funcionar e até recomendar para quem está começando a narrar, essa não é a forma favorita que eu faço.


Pessoalmente uma das maneiras que adoro começar é usando os próprios personagens criados para isso. Faço algumas perguntas chaves sobre o histórico de cada um, dou liberdade para cada um poder ter uma ligação anterior com cada um e usando esse amálgama de ideias eu já bolo uma introdução antes mesmo de começar a primeira aventura. Aliás, relacionar os personagens, mesmo que seja uma coisa simples e mundana, antes da aventura começar, pode poupar muito tempo e aumentar ainda mais a diversão no jogo.


Pensando nisso e lendo uma matéria no gnomestew.com ( da onde me inspirei para escrever essa ) eu vi uma sugestão feita por Adam Koebel, co-criador de Dungeon World que é muito boa também.


“Você está no meio da rua. Uma carruagem está virada bem a sua frente e os dois cavalos estão mortos. Alguém está sangrando até a morte por perto. É muito importante que essa pessoa não morra. Existem pessoas por perto atirando flechas em você. É óbvio que eles querem você morto. A única coisa que o protege das flechas é a carruagem. E ela está pegando fogo."


  • Quem está tentando matar você?

  • Quem é a pessoa morrendo?

  • Quem pagou você para manter essa pessoa viva?

  • Onde você está?

  • e , como sempre, o que você irá fazer?


E pronto, seu jogador acaba de fazer a ficha e para introduzir ele no jogo você joga um pedaço da sua aventura na cabeça dele ao mesmo tempo que ele já tem que criar rapidamente um background para entrar em ação. Não digo que seja uma maneira que funcione sempre, mas é uma ideia muito divertida que permite que o mestre não precise preparar tanta coisa de antemão e ainda faz com a história seja mais compartilhada pelos jogadores, fazendo toda a experiencia mais imersiva.


De qualquer forma, fiquei curioso. E vocês? Qual é, na opinião de vocês, a melhor maneira de se começar uma campanha de RPG de mesa?


Um abraço a todos e muito XP a todos.


1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
leonel.britto
Jan 03, 2020

Acredito que a melhor maneira, não a mais rápida, seja utilizando os background de cada jogador para tal, por exemplo, se alguém do grupo é um filho de camponês, talvez um trabalhador rural, poderia ocorrer um ataque goblin na propriedade onde ele trabalha com o filho (jogador). Movendo alguns dos jogadores a salvar o local do ataque (um ranger poderia estar na cola dos goblins, um guerreiro poderia tomar conta da propriedade, um da guarda do local indo proteger a área, o ladino poderia estar no meio de um golpe no local, um druida poderia estar abençoando a plantação, um clérigo fazendo o parto de uma funcionária , etc …), já criando assim algum tipo de conexão entre eles e gerando a…

Like
bottom of page