O Site Metro lançou recentemente uma matéria muito interessante mostrando como o jogo Dungeon & Dragons vem fazendo o RPG de mesa ser cada vez mais popular. Segue a tradução do artigo traduzido livremente.
Com o lançamento do filme Dungeons & Dragons: Honour Among Thieves previsto para breve, o GameCentral examina o apelo dos RPGs de mesa e como começar a jogá-los.
Em uma visita recente à Forbidden Planet Mega Store em Londres, foi difícil não ser tomado por uma onda de nostalgia ao ver as prateleiras recém-abastecidas com personagens familiares do desenho animado Dungeons & Dragons dos anos 80, incluindo meus favoritos Bobby o Bárbaro e Uni o Unicórnio.
Esses brinquedos foram lançados para coincidir com o lançamento do novo longa-metragem Dungeons & Dragons: Honour Among Thieves, que sai no final do mês e está surfando em uma onda de interesse renovado nos jogos de RPG. O filme recebeu críticas positivas surpreendentemente, e assim como Stranger Things, deve servir como uma ótima maneira de apresentar novos jogadores ao mundo de Dungeons & Dragons.
O D&D Beyond, a plataforma on-line popular que apresenta o conteúdo oficial de Dungeons & Dragons, tem uma coleção de blocos de estatísticas para cada um dos personagens principais do filme, interpretados por atores como Chris Pine e Regé-Jean Page, para Dungeon Masters construírem em seus mundos de RPG de mesa únicos. Com isso, você pode incluir os personagens do filme em suas próprias campanhas, incluindo Forge Fitzwilliam - interpretado por um Hugh Grant malandro.
A trama de Dungeons & Dragons: Honour Among Thieves gira em torno de um grupo de aventureiros que devem trabalhar juntos para derrotar um poderoso dragão e recuperar um artefato roubado. Isso faz parecer uma campanha clássica de Dungeons & Dragons e certamente os fãs dos Forgotten Realms se sentirão em casa. Na verdade, a última antologia de Dungeons & Dragons, Keys From The Golden Vault, prevista para 24 de março, tem um tema semelhante, à medida que os jogadores procuram tesouros lendários, corrigem erros antigos e viajam para a prisão isolada chamada Revel's End.
Os RPGs de mesa existem há décadas, mas nos últimos anos eles viram um aumento de popularidade, com Dungeons & Dragons liderando a frente. Mais pessoas estão descobrindo as alegrias de passar horas criando personagens, explorando mundos fantásticos e participando de batalhas épicas, tudo através do meio de papel, caneta e dados. No Mutant Freaks, meu clube/comunidade local de Dungeons & Dragons, há até mesas interativas de RPG de mesa para aumentar a imersão durante uma noite de aventuras de domingo.
Uma razão para a popularidade dos RPGs de mesa é a reação contra a crescente prevalência da tecnologia digital, como entretenimento padrão para todos. Embora os videogames tenham sido um item básico por décadas, muitos jogadores estão descobrindo que sentem falta do aspecto social dos jogos. A sensação de se sentar ao redor de uma mesa com amigos, ou até mesmo estranhos, conversando e rindo juntos, enquanto exploram um mundo imaginário compartilhado, é um passatempo mais agradável do que uma noite sendo xingado por jogadores de Call Of Duty.
Os RPGs de mesa oferecem uma oportunidade única de interação social, difícil de replicar no mundo digital. Embora exijam uma certa quantidade de tempo e comprometimento mental, o que alguns de nós não podem pagar, as coisas estão ficando mais fáceis à medida que as comunidades de RPG de mesa oferecem experiências de entrada e saída em que você não precisa comparecer todas as semanas e pode apenas se atualizar sobre tudo o que aconteceu quando voltar.
O lançamento de novas edições e expansões de jogos populares, como Dungeons & Dragons, deu nova vida ao gênero. Em 2014, foi lançada a quinta edição de Dungeons & Dragons, que simplificou as regras e mecânicas do jogo, tornando mais fácil para novos jogadores aprenderem e jogarem. Isso tem sido um fator importante na atração de novas pessoas que podem ter sido intimidadas pela complexidade de edições anteriores.
A nova edição tem sido elogiada por sua inclusividade e seu foco na agência do jogador, permitindo que as pessoas façam suas próprias escolhas e moldem a narrativa do jogo com vozes diversas. No mês passado, os prêmios Nebula, para ficção científica e fantasia, nomearam a recente antologia de Dungeons & Dragons, Journeys Through the Radiant Citadel, para melhor escrita de jogo.
Nesta antologia, cada aventura foi criada por um autor de cor e o livro introduziu um novo local dentro do Plano Etéreo. Foi indicado ao lado de vários jogos de videogame notáveis, incluindo Elden Ring e Horizon Forbidden West.
Claro, começar um novo hobby pode ser intimidante, especialmente um que envolve tanta criatividade e imaginação como RPG de mesa. Começar rolando um personagem pode deixá-lo perplexo com a quantidade de escolhas e estatísticas confusas envolvidas. No entanto, há muitos recursos disponíveis para aqueles que estão interessados em experimentar.
Sites como Roll20 e Fantasy Grounds tornam fácil jogar com outras pessoas on-line, enquanto as lojas de jogos locais frequentemente organizam eventos e fornecem orientação para novos jogadores. Existem também inúmeras comunidades on-line e fóruns onde você pode se conectar com outras pessoas, compartilhar dicas e truques e obter conselhos sobre como começar.
Você nem precisa se comprometer com um tema de fantasia, há muitos jogos de mesa estabelecidos e em desenvolvimento que atendem a todos os gostos. Se você está perdido em como obter sua dose de infecção agora que a série The Last of Us acabou, pode estar interessado em experimentar o próximo The Walking Dead Universe, com lançamento previsto para o final de 2023.
Aqui, você pode campanhar em uma das propriedades intelectuais mais populares dos quadrinhos/jogos de vídeo/televisão já criadas e agora que a série de TV acabou, você controla para onde The Walking Dead vai a seguir, com a contribuição do diretor de conteúdo e ex-showrunner Scott M. Gimple.
Se você já quis interpretar uma princesa guerreira, ou algo totalmente mais fofo, confira um projeto em desenvolvimento chamado Break!! É inspirado em jogos de vídeo de fantasia e anime e estará disponível no Kickstarter em breve. Os designers Madrinan e Grey criaram algumas obras de arte suntuosas e os personagens são inspirados em jogos de vídeo clássicos como The Legend Of Zelda.
Assim como Dungeons & Dragons e RPG de mesa em geral, oferecem uma forma única de contar histórias, você não é apenas um consumidor passivo das histórias; você ajuda a criá-las. Essa narrativa colaborativa permite possibilidades infinitas e garante que nenhum dois jogos sejam iguais. Essa imprevisibilidade também é um dos principais fatores que tornam Dungeons & Dragons tão atraente, em resumo, você nunca sabe o que vai acontecer a seguir.
Nos últimos anos, plataformas de streaming como Twitch e YouTube se tornaram locais populares para jogadores de Dungeons & Dragons compartilharem seus jogos com outros, a ponto de Critical Role, a oferta on-line mais famosa, ter sua própria adaptação animada da Netflix, chamada The Legend Of Vox Machina.
Assistir a outros, especialmente quando são atores de voz treinados, jogar Dungeons & Dragons pode ser tão divertido quanto jogá-lo, e ajudou a mostrar a criatividade e camaradagem que torna o jogo tão cativante. A exposição contínua de Dungeons & Dragons na mídia convencional ajudou a trazer mais pessoas para a comunidade e a se conectar de maneiras divertidas e criativas, que continuam sendo incrivelmente empoderadoras.
Como Dungeons & Dragons tornou os jogos de RPG de mesa ficarei mais legais.
Espero que tenham gostado. Um abraço e muito XP a todes!
Além de tudo o elenco do filme é ótimo, a vibe toda tá muito boa. Parece que eles conseguiram captar bem a atmosfera de uma mesa
Ah que saudade da minha Red Box..
Confesso que ando dividido com relação a Wizards of the Coast e Hasbro desde os últimos problemas que eles geraram, mas é inegável o quanto eles andam responsáveis pela popularização do RPG de mesa.